18 de outubro de 2013

Receitas da Vovó que funcionam !!!


Olá pessoal !!
A medicina avançou sim , mas nada como as dicas das vovós para se cuidar da saúde nossa e dos nossos bebês .
Algumas receitas funcionam , assim como  tem várias  superstições ( em algumas eu até acredito ) ,tem inúmeras receitinhas .
vamos a algumas delas ? 

Papinha de arroz para reidratar em caso de diarréia

Cozinhe o arroz como de costume, desligando o fogo antes que a água seque por completo


Por que funciona:

a papinha atua mais ou menos como o soro caseiro, feito à base de água, sal e açúcar. Também na papa entram sal e água. O açúcar fica por conta dos carboidratos do arroz

Suco de maçã contra diarréia

Bata a fruta, sem casca e sem sementes, com água no liquidificador. Coe antes de servir


Por que funciona: 
a maçã contém fibra solúvel e absorve água durante o trânsito intestinal. Com isso, no processo de digestão, ela se transforma em um gel pastoso, que deixa as fezes mais espessas e reduz a velocidade da evacuação


Água com açúcar para acalmar

Misture, em meio copo de água filtrada, uma colher de sobremesa de açúcar


Por que funciona
em situações de stress, o organismo libera um hormônio, a adrenalina, que estimula o metabolismo e leva a um consumo maior da glicose - cuja taxa ficará reduzida no sangue. A água com açúcar repõe a glicose perdida, proporcionando uma sensação imediata de bem-estar



Azeite para soltar o intestino

um colher de sopa de azeite 

Por que funciona: 

o óleo não é absorvido pelo intestino e funciona como lubrificante da mucosa intestinal

Passar sobre a batida para diminuir o inchaço ( 

diminuir o galo da cabeça)

Por que funciona: 
é a temperatura da faca que faz a diferença. 
Com a batida, ocorre um sangramento por baixo da pele, causador do popular galo. O frio provoca uma vasoconstrição, impedindo o sangue de se acumular na região


Mel para aliviar a tosse

Funciona como xarope e pode ser misturado com folhas de guaco ou oferecido puro. Coloque uma colher de sopa de folhas de guaco, lavadas e picadas, em uma xícara de água fervente, abafando por cerca de dez minutos. Coe e adicione uma xícara de chá de açúcar cristal. Aqueça novamente, até dissolver o açúcar, e acrescente uma colher de sopa bem cheia de mel. Deixe esfriar e guarde em vidro esterilizado, seco e bem fechado. A indicação é de uma colher de chá de xarope duas vezes por dia


Por que funciona: 
os xaropes de mel são viscosos e sua textura ajuda a acalmar as mucosas, irritadas pelas crises de tosse. O açúcar e o mel proporcionam bem-estar, acalmando o bebê. E o guaco contém óleo volátil, resinas e cumarina, usados terapeuticamente como expectorante, antitussígeno (contra tosse) e broncodilatador


Banho morno para baixar a febre

A água deve estar com temperatura em torno de 25 ºC. Outra opção é aplicar compressas embebidas também em água na mesma temperatura


Por que funciona:
 a febre é resultado de um comando do cérebro, que faz o organismo aumentar a temperatura corporal a fim de combater um agente estranho. Em contato com um meio externo mais frio, como a água, o organismo automaticamente regula a temperatura, fazendo a febre baixar


Alimentos cozidos em panelas de ferro para prevenir e tratar anemias

Cozinhe a Comida, como de costume, em panelas feitas desse material


Por que funciona: 
as panelas liberam pequena quantidade de ferro durante o preparo, o qual se transfere para os alimentos


Vinagre diluído para aliviar a coceira de picadas de inseto

Misture uma colher de chá de vinagre em três colheres de chá de água filtrada


Por que funciona: 
o vinagre contém ácido acético, um poderoso antisséptico


bem é isso pessoal!!!!!
e vocês tem alguma dica da vovó que funciona ?
beijos 

quer saber mais sobre o mundo materno?

visite o blog da Roberta 

Diário de uma Princesa

14 comentários:

  1. As dicas são ótimas e com certeza já usei mais de 3 aí viu rsrs o mel, o banho, a faca, água com açúcar ixiiii rsrsr... bjss um ótimo fds ;)

    http://www.historiasdeumamaeapaixonada.com/

    ResponderExcluir
  2. Adoro essas receitinhas, minha mãe é cheia delas.

    beijo

    ResponderExcluir
  3. só essa da agua com açucar que tenho minhas dúvidas

    Carlah Ventura
    Blog Intensa Vida

    ResponderExcluir
  4. a do vinagre eu conhecia, e as outras adorei saber..
    que mara
    bjo

    ResponderExcluir
  5. Adorei as dicas amiga ... uso até hoje quase todas .. hehehehehe
    Ah, obrigada pela divulgação do meu blog viu .. rsrs

    Beijos .. Roberta & Luma
    http://princesaluma.blogspot.com.br/
    http://motivosparaestareserfeliz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que dicas legais, e as vovós tem razão. Bom saber né!
    Bjos
    Tatty
    http://diariomaedeprimeiraviagemtatty.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Realmente concordo com vocÊ
    Funciona mesmo
    Bjkas
    http://segredosdaluma.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Adorei as dicas, algumas nem conhecia e outras são bem conhecidas como a água de açúcar e o mel para a tosse, mas foi bom conhecer mais receitas da vovó.
    Beijos!
    islary34.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. que dicas maravilhosas
    não sabia da do vinagre
    que beleza
    vou usar aqui nas meninas

    linda noite bjs
    http://sermamaepelasegundavez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Adorei. Já usei muito, banho sempre faço quando a febre,a faca no galo...
    Bjs
    Vivi e Isaac

    ResponderExcluir
  11. Adorei seu post, acho que todo mundo tem uma receitinha da vovó que da certo.
    Bjs :)

    http://soumaedecinco.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Houvia muito da minha avo e escuto da minha mae também, são dicas que realmente funcionam

    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. que lindooo amiga isso me faz lembrar da minha avó... é pura verdade viu.... olha o arroz é pura verdade... este ano eu operei e retirei minha vesicula...e meu instestino soltou completamente,pq isso faz mal ja que não tenho mais vesicula... sendo assim a unica coisa que parava em meu organismo era a papinha de arroz que minha mãe fez pra mim,ahh ele cuidou de mim.A papinha de arroz seguopu meu intestino e pude me recuperar bem graças a Deus e a s dicas da vovó...bjinhos adorei o post... conheça meu cantinho se desejar...bom fim de semana.

    ResponderExcluir
  14. Já usei muitas dessas e recomendo outras tantas.
    "Bjussss

    . (.") .
    . /█\..└──●► *Toninha!!
    Educar - o primeiro passo - Toninha Borges
    Papo de Mãe - Toninha Borges

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário .critica , sugestões, vagas de emprego e tudo que vc achar que deve , seu comentário é muito importante!!!!