10 de janeiro de 2014

Primeiros socorros: Dicas do que fazer quando as crianças se machucam .......


Olá pessoal !!!
que desespero que é quando uma criança se machuca e não sabemos o que fazer 
principalmente para nós , Mães .....
vocês sabiam que 80% dos acidentes com crianças acontecem em casa ?
não por descuido dos pais , é que com criança não se brinca piscou eles aprontam ,
eu sei porque tenho três , e meu filho Igor vale por cinco 
Hoje trouxe algumas dicas importantes do que fazer em algumas  ocasiões .
Lembrando que são só primeiros socorros , leve ao médico se a situação for muito grave .

Queimadura por chama

Imobilize a criança e abafe o fogo com uma toalha ou cobertor molhados. Retire o máximo que puder de roupa dela e recorte em volta das áreas que grudaram - nunca tente puxar. Resfrie o machucado com água limpa e, se possível, mergulhe a área afetada em água fria.

Queimadura por produtos químicos

Retire as roupas da criança e lave a área afetada em água corrente por 15 minutos. Ofereça água ao pequeno e um analgésico indicado pelo pediatra antes de levá-lo ao hospital.

Queimadura elétrica

Se ainda houver corrente elétrica, desligue a energia e utilize um material isolante para separar a criança do condutor - pode ser um cabo de vassoura ou um tapete de borracha. Verifique a respiração e o pulso e inicie as manobras de ressuscitação se necessário.

Queimadura por escaldamento

Se não houver bolhas, mergulhe a área afetada em água fria ou gelada. Ofereça um analgésico se a criança sentir dor. Caso haja formação de bolhas, não fure-as. Lave com cuidado com água limpa e fria, aplique vaselina estéril e cubra a região com gaze esterilizada.

Queimaduras de terceiro grau

Se for por chama, abafe o fogo, deite a criança com a cabeça baixa e eleve as pernas dela. Não tente desgrudar as roupas. Lave a região com cuidado com água corrente, aplique vaselina estéril, cubra com um pano limpo e procure ajuda médica.

Quedas

Bebês que sofrem queda de até 1,30 metro e crianças maiores que caem de até 1,50 metro em um ambiente com algum tipo de amortecimento (como tapetes) em geral não apresentam grandes contusões. Aplique gelo no local e observe as reações por 12 horas: se respira normalmente, se está consciente ou pálido. Verifique também o movimento dos olhos, a temperatura corporal e se há sonolência - principalmente nas quedas com batida de cabeça. Se perceber qualquer anomalia, procure o hospital rapidamente.

Aspiração de objetos

Se a criança está respirando ou consegue tossir, deixe que ela mesma desloque o objeto para fora das vias aéreas, já que é um reflexo do corpo. Não vire o pequeno de cabeça para baixo nem bata nas costas dele. Caso chore sem emitir sons, produza ruídos estranhos ao respirar ou apresente mudança de cor no rosto, coloque-o de bruços no colo, com a cabeça mais baixa, e faça compressões em seu tronco e na região dos pulmões - isso facilitará a saída do objeto ou alimento. A criança deve ser levada imediatamente ao pronto-socorro.

Cortes e contusões

Se não houve fratura, aplique gelo no local. Caso haja sangramento, comprima o corte com um pano limpo para estancar o sangue. Limpe o local com água corrente (use sabão neutro se precisar tirar algum corpo estranho, como terra ou areia) e aplique antisséptico. Dependendo da profundidade do corte, procure atendimento médico para a realização de sutura. Tenha sempre a carteira de vacinação da criança em mãos para a prevenção do tétano.

Intoxicação

Leia as orientações do produto ingerido e guarde a embalagem. Se for algo corrosivo, como soda cáustica ou solventes, não provoque o vômito da criança e ligue imediatamente para a emergência. Se a orientação do produto não indicar a procura imediata de um médico, observe as reações do pequeno nas horas seguintes. Não ofereça água quente a ele nem tente virá-lo de cabeça para baixo tentando forçar o vômito. Caso perceba que apresenta respiração falha, diminuição do pulso, sangramentos ou palidez, procure ajuda médica.

Afogamento

Retire a criança da água e verifique o estado dela. Se estiver respirando, deite-a sobre o lado esquerdo do corpo para que possa expelir o líquido. Caso contrário, faça respiração boca a boca e massageie o tórax - é muito importante que ela retome a respiração para evitar lesões cerebrais. Procure ajuda médica imediatamente.
Nunca passe pasta de dentes, margarina ou borra de café nas áreas queimadas. Esses produtos podem piorar a queimadura, deixar uma cicatriz maior e infeccionar a região afetada. Peça ao pediatra uma lista com as dosagens corretas e o nome dos remédios indicados para a criança. Isso evitará enganos na hora da medicação.
No seu kit de emergências, mantenha os seguintes itens:
· Tesoura de ponta romba
· Pinça
· Termômetro
· Gaze esterilizada em pacote
· Curativos adesivos de diversos tamanhos
· Ataduras de crepe
· Esparadrapos
· Bandagem triangular
· Antisséptico líquido, como clorexidina ou iodopovidona
· Vaselina estéril
· Soro fisiológico
· Hastes flexíveis
· Bolsa de água quente/fria
· Luvas
fonte mdemulher 


espero que as dicas ajudem muitas mamães 
Porque prevenir é melhor que remediar né 
beijos 

3 comentários:

  1. Oi amiga quanto tempo não passo por aqui.
    ótimas essas dicas...vale muito a pena pois com essas ticas salvamos uma vida
    bjs Carlah Ventura - Intensa Vida

    ResponderExcluir
  2. Ótimas as dicas muito importantes vou guardar as dicas, Aliny tem sorteio de 1 Decolônia de 580 ml da Kanitz participa, beijos.
    http://lucimarestreladamanha.blogspot.com.br/2014/01/sorteio-decolonia-acqua-kanitz.html

    ResponderExcluir
  3. Super importannte esse post, parabens adorei !
    Bjinhos

    mamaenathan.blogspot.com

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário .critica , sugestões, vagas de emprego e tudo que vc achar que deve , seu comentário é muito importante!!!!